quarta-feira, fevereiro 25, 2015

do outro lado da cidade...

do B.O ao sambila (do bairro operário ao sambizanga, em tradução directa), no sábado foi entrar entre ruelas e becos de águas lamacentas, sol aberto, cheiro de peixe grelhado no passeio de estradas inexistente e crianças que inventavam brincadeiras do nada, um nada com muito valor apesar do vazio. 

os cotas, com rostos cheios de sorrisos felizes mas que contam outra história, fizeram lembrar-me do Félix Ventura... aquele personagem inesquecível de José Eduardo Agualusa que tinha o oficio de vender passados falsos! Félix Ventura tinha como clientes prósperos empresários, políticos, generais, enfim, a emergente burguesia angolana com um futuro assegurado. faltava-lhes, porém um bom passado. Félix fabricava-lhes uma genealogia de luxo, memórias felizes, e até retratos dos ancestrais ilustres. 

no sábado, ao olhar para os sinais do passado nos olhos daqueles cotas, parece que via-lhes um Félix Ventura no passado a vender-lhe um futuro em grande... afinal, não foi nada disso que compraram. ainda assim, sorriem mesmo sabendo que o futuro que lhes foi vendido é falso. 

VêSó – iniciativa de registro fotográfico de bairros luandenses em via de extinção. 
bairro operário
   

DIZKUDURO SESSIONS #1 – Luanda street free party. 
sambizanga
 

Sem comentários: